Como escolher o desenho dos pneus?

Quando chega o momento de comprar um pneu novo, seja quando acaba a vida útil ou ao sofrer algum dano irreparável, os detalhes técnicos podem confundir.

Um desses detalhes é sobre como escolher o desenho do pneu em caso de mudar do modelo original do veículo para algum outro.

A escolha do desenho está diretamente ligada ao desempenho na hora de dirigir. A banda de rodagem, que é parte do pneu que fica em contato com o solo, pode ter vários tipos de desenhos. Veja abaixo os principais tipos de banda de rodagem.

Banda de rodagem simétrica

Imagine o pneu dividido em dois. O lado esquerdo tem o mesmo design que o direito, ou seja, são simétricos. É o mais comum dos tipos de banda de rodagem. Oferece bom desempenho na maioria das situações, e geralmente é encontrado nos pneus mais econômicos, voltados ao uso urbano ou rodoviário e em carros de pequeno e médio porte. Os pneus para veículos off-road, seja 100% off-road ou mistos, em sua maior parte também são simétricos.

 

Banda de rodagem assimétrica

Os lados da banda de rodagem possuem desenhos diferentes e proporcionam desempenho superior aos simétricos. Geralmente é um tipo de banda de rodagem utilizada em pneus que privilegiam o desempenho e esportividade. Geralmente encontrado em veículos de maior potência e em aros maiores.

Banda de rodagem direcional

Um pneu direcional sempre será simétrico, mas tem desempenho diferente de um simétrico comum, como o que falamos no início deste texto. A diferença é que o desenho da banda aponta para uma direção e deve ser instalado para rodar sempre nessa mesma direção. É um pneu mais indicado para uso em solo molhado, pois é a situação na qual entrega seu melhor desempenho.

 

Estes são os principais tipos de desenhos de banda de rodagem. A nossa indicação continua sendo o pneu original, que consta no manual do fabricante do seu carro. Caso você não saiba, pesquise a medida ideal bem como as características desse pneu.

Se preferir, pergunte para nossa Equipe, fale conosco!

2 respostas para “Como escolher o desenho dos pneus?”

  1. Parabéns! Uma explicação bem rápida e prática sobre o tema que me deixou enfim esclarecido sobre as diferenças desses desenhos e sua definição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *