O Salão do Automóvel está de volta em São Paulo

Salão do Automóvel está de volta a São Paulo
Tempo de Leitura: 6 minutos

Um dos eventos automotivos mais tradicionais está de volta: o Salão do Automóvel! Realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, o evento volta depois de um hiato de 07 anos com modelos novos tanto a combustão, quanto elétricos. 

Com uma estrutura nova e reformada do local, o Salão do Automóvel completa 65 anos em 2025 e espera receber 700 mil pessoas entre os dias 22 e 30 de novembro, com exposições de lançamentos, test-drives e ainda carros mundialmente cultuados. 

Estivemos lá e vamos contar pra vocês como está o ambiente de um dos principais palcos para as novidades automotivas.

Quem está no Salão do Automóvel

São pelo menos 24 marcas automotivas expostas no evento, além de outras ativações temáticas, simuladores e até lojas de colecionáveis – há miniaturas de Fórmula 1 de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna a partir de R$100.  

Entre as marcas confirmadas, o elenco é de respeito: a BYD chega acompanhada da divisão de luxo Denza; a CAOA Chery marca presença; o grupo Stellantis leva Citroën, Fiat, Jeep, Leapmotor, Peugeot e Ram; e a lista segue com GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Kia, Lecar, MG, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Renault, Suzuki, Toyota e até a clássica Vespa. Um time que ajuda a mostrar o tamanho que o setor automotivo ganhou nos últimos anos. 

Com cerca de 300 carros expostos, tem carros premium, de competição, um estande enorme com um Fórmula 1 feito de Lego e muitas outras atrações. Mas nós estamos aqui para falar de carros. E isso tem bastante por lá. 

Quem for ao Salão do Automóvel vai encontrar novidade também em uma categoria que estava meio esquecida: os hatchs médios. Além disso, mais modelos elétricos e híbridos foram apresentados e podem acirrar ainda mais a briga na categoria que vem crescendo no mercado brasileiro. 

Se você gosta de esportivo, vai se apaixonar pelo Honda Prelude. Nós teremos um capítulo especial sobre o cupê japonês que está confirmado para o Brasil no ano que vem. 

E as montadoras chinesas

BYD, Geely e GWM apresentaram novidades no segmento dos híbridos e elétricos. Entre os híbridos, a GWM trouxe a nova versão do Haval H6 e do recém-lançado Haval H9, que na sua versão topo de linha pode vir equipado com os pneus Speedmax Pangea. Falando em BYD, você encontrará exposto lá o U9, que nós contamos aqui sobre a sua incrível performance. 

Haval H9 equipado com o Speedmax Pangea AT | Foto: PneuStore

Por falar nessa tendência eletrificada, a Caoa trouxe a Chagan pro Brasil e seus carros de desenhos futuristas. Destaque para o Avatr 11, que pode oferecer mais 40 opções de configuração para o motorista! É um SUV esportivo de design arrojado, acabamento premium e mais de 600 quilômetros de autonomia. São mais de 570cv de potência combinada em dois motores elétricos. 

A Omoda & Jaecoo trouxe novidades, sendo uma delas o Jaecoo 5. Um SUV charmoso com motor 1.5 turbo, linhas que se assemelham aos Land Rovers e que deve partir dos R$170 mil.

Dream Lounge no Salão do Automóvel

Quem se destacou no Salão do Automóvel

Além dos modelos que nós contamos mais cedo, um dos principais destaques foi o lançamento do KIA K4. A marca sul-coreana trouxe versão sedã e hatch do modelo, nota máxima no Latin NCAP, posicionando-o na prateleira dos médios, um segmento órfão para consumidores acostumados com carros como Volkswagen Golf e Ford Focus. 

O modelo possui motorização 1.6 turbo, de 193cv e uma outra 2.0 aspirado, de 149cv e câmbio CVT. Além do visual arrojado, o modelo apresenta um bom tamanho de porta-malas e acabamento refinado e envolvente. 

Peugeot com o 3008, Jeep com o Avenger e Caoa Cherry com o novo Tiggo 9 e a nova versão da família Tiggo 5x atraíram os olhares dos visitantes. Mas quem brilhou mesmo foi o Honda Prelude. 

O clássico esportivo japonês foi confirmado para 2026. Com um chamativo vermelho, ele possui suspensão baseada no Civic Type-R e motorização 2.0 16v de 200cv de potência. Com um interior com alto nível de acabamento, o modelo entrega uma posição de dirigir clássica aos entusiastas.

Foto: Honda | Divulgação

Test-Drive

São mais de 14 mil metros quadrados de área destinada aos possíveis compradores e interessados nos lançamentos do Salão do Automóvel 2025. Há uma pista sinuosa, com desafio de inclinação para as picapes, uma reta para arrancada e simulação de terrenos irregulares. 

Para dirigir os carros, é necessário conferir as regras e disponibilidade de cada montadora.

Carde Museu com carros clássicos

O Carde Museu marca presença próximo à entrada, com clássicos que marcaram gerações. Entre os nacionais você encontra um Volkswagen SP2, uma Brasinca Uirapuru e um Hofstadter, além do um lindo Gol GTI 1989, na cor Azul-Mônaco. 

Entre os importados, os destaques estão no Jaguar XJ220 e na clássica Ferrari F40, um bólido que marcou mais de uma geração.

O que você pode esperar do Salão do Automóvel

A edição deste ano abraçou um espírito mais contemporâneo e menos “feira estática”. A experiência é o carro-chefe: estandes maiores, áreas imersivas e ativações pensadas pra aproximar o público das marcas, especialmente na virada para eletrificação e conectividade. 

E a melhor parte: o evento já tem confirmação oficial para 2027, mantendo o compromisso de retomar o calendário fixo e devolver ao Salão do Automóvel o protagonismo que ele sempre teve no Brasil e na América Latina.

Tudo o que você precisa saber sobre o Salão do Automóvel

O Salão do Automóvel 2025 abriu as portas no Distrito Anhembi, em São Paulo, retomando aquele clima de reencontro entre público, mercado e as grandes montadoras. E pra ninguém se perder no caminho, aqui vai o guia completo. 

Ingressos
Os ingressos são vendidos exclusivamente online, com preços variáveis conforme a data e a modalidade. Há opções de meia-entrada.  

A orientação é garantir o seu com antecedência, já que a procura subiu rápido após a confirmação das grandes marcas. 

Onde é o evento
Distrito Anhembi – São Paulo (SP). Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana 

Como chegar
De transporte público, o metrô é o caminho mais prático. A estação Portuguesa–Tietê (Linha 1-Azul) fica a cerca de 20 minutos de caminhada, mas o trajeto é facilitado por linhas de ônibus que param praticamente na porta. 

Pra quem for de carro, o acesso é direto pelas vias da Zona Norte: Marginal Tietê, Av. Santos Dumont e Av. Cruzeiro do Sul. 

Estacionamento
O Anhembi conta com estacionamento próprio e vagas distribuídas por toda a área externa. O valor é de R$80 para carros e varia de acordo com o tipo de veículo. Uma dica: chegar cedo evita gargalo na entrada e aumenta as chances de parar perto dos portões principais. 

Dias e horários
O Salão do Automóvel funciona todos os dias, até 30 de novembro, das 12h às 21h. A entrada é permitida até 1 hora antes do fechamento. 

Populares

Dicas

Quais são os carros que mais poupam combustível no Brasil?

Eficiência é uma tendência, ainda mais quando falamos de combustível....

Curiosidades

Saiba tudo sobre a Speedmax, a marca que entrega o máximo! 

Você já deve ter ouvido falar dos pneus Speedmax, certo? ...

Dicas,Pneus

Melhores pneus para economia de combustível

Uma coisa que muita gente pergunta é: quais são os...

Boletim Informativo

Receba nossas últimas notícias

Oferta Especial

Pneus Michelin com até 40% OFF

Compartilhe este artigo:

Facebook
X
LinkedIn

Posts Relacionados

Novidades

Os 10 carros mais baratos do Brasil

O sonho de ter um carro zero-quilômetro ainda é forte para muitos brasileiros, mas a realidade econômica tem tornado esse desejo cada vez mais desafiador. Mesmo os chamados “carros populares”,

Curiosidades

Carros com Inteligência Artificial: é tendência que veio pra ficar?

Quantas vezes você assistiu a um filme, seriado ou programa de televisão em que carros falavam? A ideia de Inteligência Artificial automotiva existe há um bom tempo e alguns modelos

Curiosidades, Pneus

Rachaduras na lateral do pneu: causas, riscos e quando trocar

Você já reparou pequenas linhas ou fissuras aparecendo na lateral dos pneus do seu carro? Embora muita gente ignore esses sinais, as rachaduras no flanco do pneu são um alerta