Toyota TS010: o carro que quebrava costelas

Toyota TS010 Bone Crusher
Tempo de Leitura: 4 minutos

Imagine sentir uma pressão superior a 05 vezes a gravidade contra seus ossos durante horas e horas. Adicione a isso a uma relação peso-potência próxima de 1cv por 1kg e um design atemporal. Pronto, você achou uma lenda das pistas: o Toyota TS010. 

O Bone Crusher, como ficou conhecido, é um carro de corrida icônico. Nascido em meio a troca de regulamento e debandadas do saudoso grupo C, do World Sportscar Championship, o bólido levou seus pilotos ao limite e entrou pro hall de carros cultuados.  

Apesar de possuir poucas conquistas em sua galeria, o pai do também icônico Toyota GT-One (TS020) e avô do TS050, que marcou o retorno da marca ao Campeonato Mundial de Endurance (WEC), possui uma legião de fãs pela sua performance brutal, estilo atemporal e um ronco épico! 

Mas por que ele ficou conhecido como esmagador de ossos?

O nascimento do Toyota TS010

Quem pode falar melhor sobre o apelido Bone Crusher é Andy Wallace, piloto de teste da Toyota à época: “Passei pela curva e senti esse estalo enorme; duas costelas foram quebradas instantaneamente apenas por dirigir o carro”. No mesmo dia, o também piloto Hitoshi Ogawa também teve as costelas fraturadas pela pressão exercida nas curvas.  

Mas vamos detalhar essa história um pouco mais pra frente. 

Antes de falarmos sobre as capacidades do Bone Crusher, é importante entender os motivos que levaram à sua construção e características. 

A Federação Internacional de Automobilismo queria aproximar a categoria de protótipos do desenvolvimento da Fórmula 1, que havia deixado os motores turbo de lado. Era uma forma de equilibrar desempenho com custos mais reduzidos, e as novas regras contemplavam duas coisas importantes nessa equação: 

– deslocamento de motor limitado a 3.5 litros; 
– peso mínimo de 750 kg. 

Isso exigiu dos engenheiros um malabarismo para encontrar uma solução potente, confiável e que atendesse os novos critérios. A Toyota chegou com o TS010, um bólido de linhas fluidas e design clássico dos protótipos entre o final dos anos 80 e começo dos 90. E como coração, um V10 brutamontes com 700 cavalos de potência sob o capô.   

O Toyota TS010 foi desenvolvido para competir nas 24 Horas de Le Mans e no Campeonato Japonês de Esporte-Protótipos e teve sua estreia em 1992. Naquele ano, ele conquistou um segundo lugar em La Sarthe, perdendo para o também incrível Peugeot 905. Em solo japonês, o Bone Crusher foi 3x campeão pela Team Tom’s, que era a equipe de fábrica da Toyota.

Como Bone Crusher ganhou esse nome?

Depois da mudança de regulamento do Grupo C, a Toyota escalou os pilotos Andy Wallace, Hitoshi Ogawa e Kenny Acheson para validar o TS010 e trazer as impressões sobre a dinâmica do novo carro, um processo essencial para a evolução do modelo.  

Wallace já era um piloto com um currículo impressionante, tendo conquistado Le Mans com o Jaguar XJR-9 em 1988 e 2º lugar em 1990. Ele e seus companheiros passaram horas e mais horas guiando a máquina pelas curvas do circuito Eastern Creek Raceway, na Austrália. 

Mas um desnível na primeira curva pode ter mudado o roteiro daquela sessão de treinos e ajudou a formar a lenda Bone Crusher. 

Vamos fazer uma conta: velocidade superior a 300 km/h + geração de Força G entre 5G e 6G + pico de downforce superior a 3000 kg + um conjunto de suspensão totalmente rígido = costelas fraturadas. 

O caso nunca foi investigado a fundo, mas a quebra de duas costelas por Wallce e Ogawa pode ter sido causada pelo stress sofrido pelos ossos, que receberam pancadas ao longo de dezenas de horas em 09 dias de testes. Atletas podem sofrer de fadiga óssea pela repetição de exercícios e atividade física intensa… como a força sobre os corpos era imensa, segundo o próprio Andy Wallace, o resultado desse stress quebrou ossos. 

Não que Andy Wallace tenha achado a pior coisa do mundo. Ele relatou que segurou o máximo que pode durante a sessão de testes para não perder a oportunidade, e tempos depois ainda competiu nos Estados Unidos sentindo dores no local, mas mesmo apesar de tudo isso ainda elegeu o TS010 Bone Crusher como seu carro preferido. 

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