Salão do Automóvel 2018 e as novidades do setor
O Salão Internacional do Automóvel chega a sua 30ª edição em terras brasileiras, trazendo novidades que estarão nas ruas no futuro e relembrando algumas que fizeram história no passado.
Realizado pela segunda vez no Expo São Paulo, na rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, o Salão do Automóvel (SDA) 2018 está aberto ao público desde o dia 08 deste mês, e ficará até o dia 18, com muitas novidades, que vão desde os carros populares até os superesportivos mais cobiçados do planeta.
Seja você um entusiasta fanático por carros, ou apenas a pessoa que quer acompanhar as novidades do mercado, o Salão do Automóvel é um lugar recomendado para fazer uma visita. Lá, a oportunidade de ver carros raros de se ver na rua (e até entrar em alguns), se mistura à possibilidade de poder escolher o seu próximo carro, ou conhecer alguma marca que ainda não teve a oportunidade.
São várias marcas, reunidas em um único espaço, querendo mostrar o melhor de cada um de seus produtos. E nesta edição, não foi diferente. Modelos já em linha dividem espaço com as novidades que já estão prontas para o próximo ano e também com carros conceito, que ainda não tem data pra chegar ao mercado, mas que geralmente são ótimos laboratórios de desenvolvimento das marcas. Alguns fabricantes também apostaram em expor modelos do passado, trazendo de volta o que era novidade daquela época e se transformou em tradição para a marca.
Esta edição do Salão do Automóvel foi marcada por muitos carros elétricos. Poucos ainda estão disponíveis para venda, mas ao que tudo indica, 2019 será um ano repleto de mudanças nesse sentido. Para quem visita o salão há muitos anos e em todas as edições – como este que vos escreve – é muito interessante consultar a memória e ver como este evento sinaliza os trajetos dos anos seguintes, daquilo que se verá aumentando em volume nas ruas.
Nas duas edições anteriores (2016 e 2014), os carros com motores menores e com uso de turbo, ainda soavam como novidade. O público ainda buscava entender como empregar um turbo no motor poderia gerar economia, como a injeção direta funciona, e outras particularidades do downsizing. Hoje, os carros com motores turbo já estão aos montes pelas ruas, e talvez você que está lendo, tenha um na garagem.
Levando isso em conta, vê-se a presença dos elétricos no SDA 2018 como uma previsão da “invasão” das ruas, em muito breve. Por mais que todos os elétricos “populares” estejam ultrapassando facilmente a casa dos R$100 mil, espera-se que com o passar do tempo seja possível chegar em valores mais atraentes. Algumas marcas, como Toyota, Kia, Renault, Chevrolet e Nissan, mostraram seus elétricos e dentre os modelos apresentados, já é possível realizar a reserva de alguns, para a pré-venda.
Falando ainda em sustentabilidade e meio-ambiente, a Goodyear apresentou um pneu do futuro. Trata-se de um pneu que realiza fotossíntese. Possui musgos (vivos) em sua área central e canais de captação de água na banda de rodagem, que servem para canalizar a água para os musgos, que ao realizar a fotossíntese, ajudam a ter um ar mais puro. Este pneu ainda conta em sua área central (onde seria a roda), com um transmissor capaz de comunicar os veículos entre si.
Para quem não é muito fã dos elétricos e híbridos e procura pelos esportivos, este ano tem muita coisa boa. Além de esportivos mais acessíveis, como o Sandero RS, que apareceu com uma pintura amarela, cor clássica da linha Renault Sport (cerca de R$65 mil) e o Kia Stinger (R$349 mil), novidade que entrega 370cv de potência.
Subindo para o escalão dos esportivos mais desejados (e difíceis de alcançar), a Ferrari apresentou a 488 Pista (R$3,7 milhões), que é a versão apimentada da 488. A 488 Pista desenvolve 720cv de potência e precisa de apenas 7,6 segundos para chegar aos 200 km/h. O stand da Ferrari é uma das principais atrações do evento, e para acompanhar a 488 Pista, trouxe ainda a 812 Superfast, a Portofino e a 488 Spider, todas na cor vermelha.
Ao lado, é possível encontrar a McLaren Senna. Este carro merece páginas de texto para falar a respeito, mas para resumir em poucas linhas: como o nome sugere, trata-se de uma homenagem a Ayrton Senna, e seu desenvolvimento teve a participação do piloto Bruno Senna. É um superesportivo que traz tudo o que há de melhor em tecnologia automobilística. O motor biturbo que desenvolve 800 cv de potência e 71 kgfm de torque são apenas parte do show. O chassis e carroceria com muita – muita mesmo – fibra de carbono, a aerodinâmica ativa, os pneus especiais formam um conjunto responsável por atingir os 200km/h em apenas 6,8 segundos e atingir os 340km/h de velocidade máxima.
Na semana que antecedeu o Salão do Automóvel, a McLaren Senna teve uma aparição relâmpago – e surpresa – na concessionária da marca em São Paulo, e nós estávamos lá pra conferir de perto o que é este carro e também os outros modelos à venda no showroom. A McLaren Senna tem produção limitada em 500 unidades, das quais apenas duas são destinadas ao Brasil e já foram vendidas previamente, com valor que ultrapassa os R$8 milhões.
Não deixe de visitar no Salão, o stand da Porsche, que traz desde a familiar Macan de R$329 mil, até 911 GT3 RS (verde, bem verde) de R$1,2 milhão e um 356, modelo lendário, fabricado entre o final da década de 40 até a metade da década de 60.
Além disso, ainda é possível ver as BMW da linha M e as Mercedes AMG, que são as divisões esportivas das marcas, neste ano presentes em abundância nos stands. As linhas comuns também estão presentes.
Na área externa é possível fazer test-drive em alguns modelos de carros, inclusive elétricos, mas a dica é chegar cedo, pois o evento lota e fica difícil encarar as filas. O acesso ao SDA 2018 é fácil, mas dependendo do horário, pode haver trânsito nas imediações e acesso ao estacionamento. Ir sem carro é uma boa pedida, utilizando o transporte público (com traslado do evento) ou veículos de aplicativo.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.