Quais as rodas certas pro meu veículo?

Rodas

Você sabia que usar as rodas certas no seu carro pode ser fundamental para garantir a segurança e a estabilidade do veículo? 

Escolher o modelo de roda errado pode causar diversos problemas, principalmente sobre o desgaste acentuado dos pneus e as vibrações no volante. Esses problemas podem impactar negativamente a sua experiência na direção e com risco da perda de controle do veículo.  

Cada modelo de carro tem especificações diferentes para as rodas, que incluem: o diâmetro do aro, a tala, o offset e o número de furos. Essas regras foram definidas pelos fabricantes no momento em que projetaram a suspensão do veículo, pensada para oferecer a melhor dirigibilidade possível. 

Usar uma roda inadequada pode causar problemas caso ela esteja fora dos padrões da suspensão utilizada no carro. Se a roda for muito grande ou muito larga, por exemplo, pode haver interferência com outras peças, como raspar na parte interna do paralama. Isso acentua o desgaste do pneu, deixando-o desequilibrado e com rodagem irregular – além de prejudicar o seu desempenho em aderência, principalmente no piso molhado. Pneus gastos de forma irregular não escoam a água como projetado e podem causar aquaplanagens, tirando do motorista o controle em ruas e estradas e causando acidentes. 

Rodas maiores ou mais pesadas podem prejudicar o desempenho do veículo em relação ao consumo de combustível, alteração na sensibilidade ao volante e causando sobre-esforço em manobras. No caso de rodas menores ou mais estreitas, a estabilidade do veículo pode ficar comprometida e afetar o funcionamento do sistema de freios, o que é extremamente perigoso. Outro ponto também é a alteração do velocímetro e hodômetro, causando diferença na velocidade e quilometragem total do seu carro.

Posso alterar as rodas do meu carro?

Sim, você pode. No entanto, precisa seguir algumas dicas e regras para não infringir a lei e garantir um desempenho satisfatório do seu xodó. Ao alterar a originalidade, você não pode ultrapassar o diâmetro total da medida original. Ou seja: se você trocar o conjunto de aro 14 para 16, o tamanho total de largura e altura deve ser o mesmo do projetado pela fábrica do seu carro. 

Lembrando: a resolução 292 do Contran não prevê tolerância para alteração de medidas, sendo o artigo 8º claro sobre a proibição de rodas e pneus com tamanho maior do que a largura dos paralamas do veículo. 

Se você precisar de pneus novos, fale com a gente. O nosso time de especialistas ajudará você a chegar ao sapato certo pro seu xodó, seja ele na medida original ou com as modificações descritas acima.  

E não se esqueça: aqui, no Blog da PneuStore, você encontra o conteúdo certo que vai ajudar você a abrir caminhos! 

2 Comments

  • Sempre compro pneus para meu carro com vocês. No momento, não estou precisando. Mas, assim que necessário for, entrarei em contato com V. Sas. A propósito, meu carro é um Lancer ano 2013 mod 2014 2.0. É importado do Japão e foi adquirido no representante da Mitsubich em Sete Lagoas – MG. Acho que ele é um pneu 215×45 R 18, não tenho certeza

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