Pneu RunFlat, quais os riscos?

Muitos carros do segmento premium já são equipados com pneus runflat. Será são realmente bons para uso no Brasil?

Nas duas últimas década, aumentou bastante o volume de veículos que são equipados de fábrica com pneu runflat. Cada fabricante de pneu usa uma nomenclatura diferente, mas em resumo, são pneus que podem rodar mesmo depois de furados.

É importante saber que para que possam rodar furados, os pneus runflat são construídos de maneira diferente, com laterais mais grossas, que são responsáveis pela sustentação do pneu mesmo quando ele está vazio.  Saiba mais aqui.

Pneu Runflat

Os carros equipados com este tipo de pneu são oferecidos ao mercado sem estepe, o que significa aumento de espaço para bagagens no porta-malas. Mas a dúvida que sempre surge quando o assunto é pneu runflat, é se ele realmente tem só aspectos positivos, e quais são os seus defeitos.

Devido à construção e ao material utilizado, é um pneu mais pesado. Isso altera bastante o desempenho do carro, por ser um peso não-suspenso, que muito influencia em todo o conjunto dinâmico. Além disso, também é um pneu mais duro, que acaba prejudicando o conforto, principalmente nas ruas brasileiras, que em sua maioria, apresentam asfalto de péssima qualidade.

Os buracos, principalmente aqueles maiores, podem ocasionar bolhas também nos pneus runflat, necessitando que seja realizada a troca do pneu, que não é barato. O custo do runflat é um dos motivos que faz com que alguns proprietários troquem os pneus de seus carros (originalmente equipados com runflat), por pneus comuns. O grande problema, é que quando o pneu furar, na ausência do estepe, você irá precisar chamar um guincho para resolver o problema.

Há ainda aqueles que prefiram os pneus comuns por conta de desempenho, principalmente em carros de versões mais esportivas. A transferência de forças que é aplicada nas laterais do pneu é algo que influencia muito no comportamento do carro, como falamos num post anterior, e quando se substitui o pneu runflat por um comum, os ganhos em performance são significativos, embora não seja o recomendado.

pneu runflat
Alguns carros de marcas premium são equipados originalmente com pneu runflat

Vale ressaltar que a suspensão dos carros também é diferente, preparada para trabalhar em conjunto com um pneu que transfere mais impactos para os componentes, portanto, possuem reforços. Há também o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, para que em caso de um pneu furado, o motorista consiga saber disso através de um aviso no painel do veículo.

Os pneus que podem rodar vazios possuem qualidades e defeitos, e cabe ao proprietário do carro decidir se quer optar pelo conforto de poder rodar vazio em caso de um furo no pneu, ou modificar a característica do carro colocando um pneu comum. Caso opte pelo comum, é importante alocar um estepe no porta-malas do veículo, bem fixado, para atender às leis do Brasil.

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