Quando trocar os pneus? Principais dicas e cuidados pro seu carro

quando trocar os pneus do carro

Muitas vezes motoristas não sabem quando trocar os pneus. Nas ruas, há carros, motos e até caminhões com sapatos que já passaram do seu limite e não têm mais o solado adequado para andar todos os dias. 

Esse movimento implica em uma série de problemas, sendo o mais grave deles a segurança. Pneus carecas, com pouca borracha, sem a sulcagem para escoar a água… representam graves riscos nas cidades de todo o Brasil. Colocam em risco motoristas, passageiros e pedestres. 

Derrapagens, frenagens mais longas, falta de estabilidade, aderência… a lista é grande.  

Quando falamos sobre economia, um pneu fora das condições apresenta fragilidade a impactos, aumento de chances de furos e estouros e o mais pesado deles: multas graves e pontos na carteira de motorista. 

Tudo isso sem contar com o desconforto pra rodar todos os dias. 

Deu pra perceber que o seu xodó não pode andar com os sapatos gastos por aí, certo? Vem com a gente, aqui tem umas dicas boas pra saber quando trocar os pneus!

Afinal de contas: quando trocar os pneus? Como saber a hora exata?

Há mais uma maneira para saber a hora ideal para trocar os pneus. Você deve ficar de olho na profundidade dos sulcos e no atingimento do Tread Wear Indicator (TWI) uma marca transversal no sulco que marca a altura mínima da borracha. 

De acordo com a legislação brasileira, um pneu deve ter pelo menos 1,6mm de altura na banda de rodagem. Menos do que isso, um pneu perde a capacidade de manter uma condução segura e não está apto a rodar – sendo considerado careca.  

Portanto, se o sapato do seu xodó estiver pertinho dessa marca, a hora de trocá-los está bem próxima.

Quais são os principais pontos na troca dos pneus?

Exame visual e de tato podem ajudar você na identificação, caso não possua um medidor de profundidade – ou converse com um profissional em caso de dúvida. 

A gente separou um conteúdo no nosso Instagram que você pode olhar na prática uma maneira de saber quando trocar os pneus.  

Outros fatores são fáceis de identificar com exames visuais, como: formação de bolhas, desgaste desigual entre a parte interna e externa, rasgos nas laterais, furos maiores do que 6mm de diâmetro na banda de rodagem ou ressecamentos. Inclusive, as válvulas de ar devem ser olhadas, pois podem ajudar na perda de pressão e acarretar no funcionamento do carro com pneus fora do padrão.

Período de 05 anos

Após esse período é importante ficar de olho nos índices de desgaste, se o pneu está com banda de rodagem uniforme e se não há bolhas e ressecamentos. Conforme o pneu envelhece, mais suscetível a essas características ele pode ficar; caso contrário, pode rodar tranquilamente!

Pneus com 10 anos

Não há uma data de validade certa pra um pneu, sua longevidade depende de como ele foi cuidado durante os anos. No entanto, com essa idade, os pneus podem começar a perder desempenho e apresentar ressecamentos nos ombros. Além, claro, de uma maior fragilidade contra impactos devido ao desgaste acentuado de um longo período. 

Inspeções constantes são necessárias e, se precisar, a gente tem um serviço de delivery que combina com o seu dia a dia. Mais pra frente, a gente conta mais!

Manutenção adequada

Manter a calibragem do pneu de acordo com os padrões do seu veículo aumenta a longevidade, performance, segurança e economia do seu carro. A gente contou aqui no blog como você pode economizar cuidando dos pneus. 

De uma maneira geral, calibre os pneus pelo menos uma vez por semana. Andar fora do padrão aumenta o arrasto e atrito com o solo, o que diminui o tempo de vida dos sapatos e força o seu carro a gastar mais combustível.  

Parece coisa boba, mas a calibragem é determinante na durabilidade dos pneus. 

Outro ponto é a maneira como você dirige: manobras bruscas, acelerações e freadas fortes e passagem por terrenos irregulares, esburacados e objetos de via podem diminuir a vida dos pneus. 

Além desses, a mecânica é um fator predominante como a verificação periódica de balanceamento e alinhamento do carro, que podem desgastar irregularmente o pneu. Vá a um profissional caso sinta a direção trepidando ou com o veículo “puxando” para determinado lado.  

Mesmo se não perceber estes sintomas, considere levar sua charanga a um profissional para uma verificação semestral.

Quais são os fatores que podem danificar os pneus?

Condições de vias ruins como buracos, objetos pontiagudos, óleo e outros produtos químicos deterioram os pneus e aceleram seu processo de desgaste. Fique de olho por onde anda, assim você cuida melhor e tem os seus pneus por mais tempo!

Como funciona o rodízio dos pneus?

O rodízio dos pneus é uma ferramenta que ajuda o seu bolso, prolongando a vida útil dos pneus. No Brasil, a maioria dos veículos é de tração dianteira, portanto o esforço físico dos pneus desses veículos é maior – eles precisam puxar o carro e dar a direção ao mesmo tempo. 

Fazer o rodízio equilibra esse desgaste e aumenta o intervalo de troca dos pneus. Normalmente, o a troca de posições é realizada a cada 10 mil km, mas há variações quanto a essa recomendação. No entanto, o principal fator é entender o tipo de pneu que você possui e como fazer a reposição. Veja só: 
 
É importante ficar atento ao formato dos pneus do seu carro, pois cada um tem uma distribuição diferente nos eixos do seu veículo. Confira como funciona com cada um:

Pneus direcionais

Como eles possuem sentido de rodagem único, o ideal é que sejam revezados no mesmo lado. O dianteiro direito passa para a traseira direita, por exemplo.  Como os desenhos apontam para o mesmo horizonte, mudar essa rotação pode levar a perda desempenho, falta de estabilidade e segurança e desgaste prematuro.

Assimétricos

Os pneus assimétricos possuem desenho diferente em cada lado da banda de rodagem, por isso é importante fazer o rodízio do jeito certo. As “metades” diferentes ajuda no desempenho e apoio em curvas, além de escoar a água com maior eficiência. O jeito certo de fazer o rodízio dos pneus assimétricos é em X. É necessário garantir que o desenho seja replicado tanto no eixo dianteiro, quanto no traseiro.

Simétricos

Os pneus simétricos têm lados idênticos na banda de rodagem, quando essa é dividida ao meio. Nesse caso, você pode trocar de qualquer modo entre os eixos, pois não possui sentido de rotação – já que o desenho foi pensado para oferecer as mesmas condições independente da roda que estiver instalado.

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PneuStore: quem vai de roxo, chega na frente!

Cuidar do nosso xodó é prazeroso, mas é importante do ponto de vista legal, confiabilidade e segurança. Aqui, no blog da PneuStore, você encontra as soluções pra manter a sua charanguinha nas perfeitas condições. 

E no nosso site, há soluções que podem ajudar você nessa caminhada. Antes, a gente falou sobre delivery. É a PneuStore Móvel, uma oficina que vai à sua casa ou trabalho montar, balancear e alinhar os pneus que você comprou. Leia mais sobre ela clicando aqui

No site da PneuStore, você também encontra uma rede de parceiros que podem te ajudar, da entrega a montagem, além dos serviços, pra você seguir abrindo caminhos. 

Continue acompanhando a gente e não se esqueça: quem vai de roxo, chega na frente! 

4 Comments

  • Boa tarde.
    Muito esclarecedora a matéria. Me chamou a atenção quanto à validade dos pneus e os formatos de rodízio, conforme o desenho do pneu.
    Parabéns PneuStore

  • Bom dia,, comprei 4.pneus mês passado,no pneu veio fabricado 2020,, como fica minha garantia de 5 anos,, outro porém, tenho seguro do carro, se acontecer um acidente, o seguro pode não fazer a cobertura,se os pneus estiver, com data de validade vencida,,os pneus que eu comprei ja vieram com , quase 3 anos de fabricação,, como fica minha garantia,…

    • Olá, José
      Tudo bem?

      A garantia dos pneus começa a valer a partir da data da emissão da Nota Fiscal. Ou seja, são cinco anos contando do dia que a sua Nota Fiscal foi emitida

      Para as demais dúvidas, entre em contato com o time da PneuStore pelo 0800 602 2013

      Abraços,

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