Pneu: saiba a diferença entre recauchutagem, recapagem e remoldagem

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Os três termos são muito conhecidos no segmento de pneus: recapagemremoldagem recauchutagem, todas práticas da reforma de pneus.

Mas qual a diferença básica entre cada uma?

Para começar, é importante saber que os três conceitos da reforma de pneus são aplicadas, geralmente, para pneus de carga (caminhão, ônibus, etc). Além disso, é autorizada pelo INMETRO, desde 2006. Também, a partir de 2017, pneus reformados terão que ter, obrigatoriamente, um selo de conformidade, que atestará a segurança e qualidade e, o principal: informar qual processo de reforma foi empregado.

Confira abaixo a diferença entre cada tipo de reforma:

❂ Recapagem

Somente a borracha da banda de rodagem é substituída. É usada exclusivamente para pneus de carga, podendo ser feita à quente ou frio.

 Recauchutagem

Somente a borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros da carcaça dos pneus são substituídas

 Remoldagem ou remold

Toda a banda de rodagem e flancos são substituídos, e toda a parte externa do pneu é revestida com nova camada de borracha. As informações originais do pneu, como data de fabricação, índices de carga/velocidade, entre outros, que ficam gravadas na lateral do pneu são perdidas. Lembre-se: pneus de passeio remoldados podem durar até 30% a menos, segundo fabricantes.

Populares

Dicas

Quais são os carros que mais poupam combustível no Brasil?

Eficiência é uma tendência, ainda mais quando falamos de combustível....

Dicas

Quais são as melhores marcas de pneus nacionais?

Você já se perguntou quais são as melhores marcas pneus...

Curiosidades

Saiba tudo sobre a Speedmax, a marca que entrega o máximo! 

Você já deve ter ouvido falar dos pneus Speedmax, certo? ...

Boletim Informativo

Receba nossas últimas notícias

Oferta Especial

Pneus Michelin com até 40% OFF

Compartilhe este artigo:

Facebook
X
LinkedIn

Posts Relacionados

Curiosidades

Toyota TS010: o carro que quebrava costelas

Quem pode falar melhor sobre o apelido Bone Crusher é Andy Wallace, piloto de teste da Toyota à época: “Passei pela curva e senti esse estalo enorme; duas costelas foram

Novidades

Invasão chinesa: Marcas assumem protagonismo no Salão do Automóvel 2025

O Salão do Automóvel voltou a movimentar o Brasil em 2025 após anos de hiato, trazendo grandes novidades, lançamentos e uma clara mudança de protagonismo no mercado. Entre as surpresas

Novidades

O Salão do Automóvel está de volta em São Paulo

Com uma estrutura nova e reformada do local, o Salão do Automóvel completa 65 anos em 2025 e espera receber 700 mil pessoas entre os dias 22 e 30 de