Pneu meia vida: usar na frente ou atrás

Uma das primeiras sugestões de pauta que recebemos diz respeito a um mito que muitos motoristas acreditam ser verdade: usar o pneu meia vida no eixo dianteiro do automóvel.

A sugestão foi de Sandro Camargo, de Itapetininga/SP. Segundo ele, “assisti a uma matéria onde, com vídeos, o piloto demonstrou que o meia vida na traseira é perigosíssimo”.

E não é história. Os pneus da frente do carro sofrem maior desgaste. Isso porque a tração e a frenagem é exercida por esse par de pneus. Daí o mito de que os pneus novos devem ser colocados na frente, para substituir esse desgaste natural.

Entretanto, segundo o especialista técnico da PneuStore Érico Silva*, ao fazer o rodízio dos pneus, os novos devem ser colocados no eixo traseiro. “Pneus novos no eixo traseiro de um carro permite maior segurança e performance, além de garantir ao condutor melhor condução”, garante o especialista.

Motivo: os pneus novos escoam melhor a água em situações de aquaplanagem. Se os pneus novos estiverem no eixo traseiro do carro, o motorista terá maior segurança na direção, mantendo o carro firme ao fazer curvas, por exemplo. Se for o contrário, pneus meia vida neste eixo, o carro irá perder a estabilidade, já que os pneus estão desgastados. O risco é do automóvel girar durante a aquaplanagem.

Veja as vantagens de usar o pneus novos no eixo traseiro do carro

Proporciona melhor aderência ao solo;
Reduz o risco do carro sofrer derrapagens e aquaplanagens;
Possibilita ao condutor melhor controle dos movimentos do carro;
Possibilita que o automóvel tenha melhor desempenho em piso molhado, em curvas e freagens de emergência;
Garante melhor resposta nas saídas de traseira.

Quando você adquirir apenas um par de pneus, lembre-se de montá-los no eixo traseiro do carro.

Veja uma reportagem do G1 com um especialista da Pirelli sobre o assunto.

E não deixe de enviar sua sugestão de pauta! Vale um exclusivo cupom de descontoSaiba mais.

 

Deixe um comentário