Mas afinal: como saber se o pneu está careca?

carro rodando com pneu careca

Pneu careca é perigoso. 

O pneu é o único ponto de contato entre o chão e o seu veículo. Se ele estiver em uma condição precária, a segurança de muitos estará em risco. 

Mas você pode resolver isso e acompanhar o desgaste dos pneus do seu veículo de um jeito simples, fácil e que não precisa gerar tanto susto quanto uma derrapada por falta de aderência, certo? 

Vem com a gente pra aprender a função do TWI.

Afinal: por que pneus carecas representam perigo?

Antes de falarmos como você pode utilizar o TWI para conferir o desgaste do seu pneu, você precisa entender a importância de rodar com pneus excelente situação. 

E por incrível que pareça, eles são peças negligenciadas por muitos motoristas. 

Quando o pneu careca é usado, o seu veículo perde duas características importantíssimas: aderência e estabilidade. Com a quantidade de borracha além do limite aceitável, os sulcos perdem a capacidade manter o carro colado no chão – principalmente na chuva.  

Quando um pneu não consegue escoar a água, ela se torna um elemento fixo entre a banda de rodagem e o chão – ao perder o contato com o asfalto, o seu carro derrapa e você fica sem controle da situação. É a famosa aquaplanagem

Desse jeito, você corre o risco de acertar outros veículos, pedestres ou objetos na via – colocando a vida de todos em risco!

O que é o TWI? E como identificar um pneu careca?

TWI é a sigla para indicar o desgaste da borracha do pneu (em inglês Tread Wear Indicator). Ele está localizado nos sulcos da banda de rodagem, em posição transversal – é como se fosse uma lombada dentro dos sulcos. Nas laterais dos pneus também há uma marcação indicando em qual local o TWI está.  

Quando o TWI está no mesmo nível de borracha da banda de rodagem, o pneu é considerado careca. Isso porque os sulcos atingiram 1.6mm de altura, limite máximo para rodar sem infringir a lei. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, pneus com menos de 1.6mm não estão aptos para rodar, representando alto risco no trânsito. 

Você pode fazer a verificação visual da altura dos sulcos, se estiverem perto de atingir o TWI é aconselhável a troca dos pneus de forma preventiva, o que garante segurança, performance e economia pro seu bolso.  

Motoristas também podem usar uma moeda de R$1 para fazer a verificação, caso o TWI não esteja visível. Coloque a borda dourada da moeda, mede 1.6mm, no sulco e se ela estiver visível, o nível máximo de desgaste do pneu foi atingido. Faça esse processo em todos os sulcos, uma vez que o desgaste do sapato do seu carro pode ter sido irregular.

Pneu careca dá multa?

Esse é um outro problema de rodar com pneus carecas. Além de colocar a segurança de outras pessoas em risco, você corre o pode ser multado. Os pneus são fiscalizados com prioridade e caso estejam carecas, você recebe uma infração grave, 05 pontos na CNH e R$195,23 de multa. Pneus carecas implicam em negligência do motorista. 

Outro problema financeiro é a vulnerabilidade dos pneus frente a furos, impactos contra buracos e guias. Eles perdem pressão com facilidade e não resistem a pancadas mais fortes – podendo causar, inclusive, danos estruturais. 

A segurança deve ser o primeiro item que você deve se atentar ao rodar por ruas e estradas. 

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Manter os pneus em boas condições, verificando regularmente o desgaste e substituindo-os quando necessário, é importante para termos um trânsito seguro e tranquilo. Portanto, não ignore os sinais que o seu veículo apresenta a você! 

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