Com início consistente, Lucas Moraes mira topo do Dakar 2024
Lucas Moraes repetiu a estratégia que lhe deu o pódio na edição 2023 da prova, quando estreou no Dakar: adotar um ritmo moderado no início, para evitar quebras mais adiante na corrida. Mesmo assim, o brasileiro, que terminou a especial de hoje em nono junto com o navegador espanhol Armand Monleón, poderia ter sido mais rápido e chegado mais à frente não tivesse sido atrapalhado pelo lituano Zaidotas Zala (Mini Cooper Works Rally Plus), que era mais lento e não dava passagem, como é obrigatório nos ralis, por uma questão de segurança.
Lucas e Monleón defendem a equipe Toyota Gazoo Racing com um modelo GR DKR Hilux T1+ e, no acumulado dos dois dias de corrida, ocupam o oitavo lugar. “Mas estamos entre os dez primeiros, ou seja, juntos dos líderes, então estamos bem colocados para terminar bem esse Dakar. Vamos focar em cada dia individualmente, sempre pensando em chegar bem no final”, explicou o piloto, que tem apoio de Red Bull e dos pneus SpeedMax.
“No geral, foi uma especial bem difícil. Tinha muitas erosões cruzando a pista e, às vezes, elas apareciam do nada, em trechos onde a gente estava andando muito rápido. Nós passamos dois carros logo no início da prova, então éramos o quarto carro no trecho. Conseguimos ‘sobreviver’ bem e fechar mais um top 10”, ponderou.
A prova abre nesta segunda-feira (08) a chamada “maratona”, junção de duas especiais que trazem desafios técnicos a mais para as equipes. O trecho desta segunda-feira terá 438km, entre Al Duwadimi e Al Salamiya, sempre em território saudita. O percurso possui diversos tipos de terreno, desde área pedregosas a vastas extensões de areia e as temidas grandes dunas, tornando a velocidade geral um pouco mais lenta que nos dias anteriores. Como elemento complicador para pilotos, navegadores e mecânicos, ao final do dia eles terão apenas duas horas para fazer reparos e ajustes em seus veículos.
Acompanhe aqui no Blog da PneuStore a classificação da 2ª especial do Dakar
RESULTADOS
Categoria Carros – 2ª Especial de 463km, de Al Henakiyah até Al Duwadimi
1. Stéphane Peterhansel (FRA) / Edouard Boulanger (FRA) – Audi RS Q e-tron E2, +13min16s
2. Sebastian Loeb (FRA) / Fabian Lurquin (BEL) – Prodrive Hunter, +4min17s
3. Seth Quintero (EUA) / Dennis Zenz (ALE) – Toyota GR DKR Hilux, +7min36s
4. Nasser Al-Attiyah (CAT) / Mathieu Baumel (FRA) – Prodrive Hunter, +12min16s
5. Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) – Toyota Hilux Overdrive, +1min51s
6. Guerlain Chicherit (FRA) / Alex Winocq (FRA) – Toyota Hilux Overdrive, +14min47s
7. Mattias Ekström (SUE) / Emil Bergkvist (SUE) – Audi RS Q e-tron E2, +11min17s
8. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP) – Audi RS Q e-tron E2, 8h49min38s
9. Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota GR DKR Hilux, +12min17s
10. Martin Prokop (CZE) / Viktor Chytka (CZE) – Ford Raptor, +7min44s
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.