Gasolina E30: o que muda na bomba e no bolso?

Gasolina E30

O governo federal quer aumentar o teor de etanol misturado à gasolina vendida nos postos. A ideia é passar dos atuais 27% para 30%, criando a chamada gasolina E30. A promessa: um combustível mais limpo e mais barato.

Recentemente, testes realizados por instituições do setor automotivo e energético disseram que não há diferença significativa nesta alteração. Segundo teste do Instituto Mauá de Tecnologia, realizados com veículos fabricados entre 1994 e 2024, a mistura foi considerada segura para motores e não exigiria mudanças nas bombas ou nos sistemas de distribuição. Em termos práticos, isso significa que o consumidor não deve sentir diferença na hora de abastecer — pelo menos no funcionamento do carro. Já no bolso, a história pode mudar.

Para motos, o resultado já foi diferente: alguns motores que não são flex apresentaram falhas na partida a frio. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Ciclomotores (Abraciclo) disse que “integrou o grupo de acompanhamento dos testes do E30, realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), e a avaliação dos resultados e ensaios indicaram pontos de atenção. O tema continuará sendo acompanhado visando a segurança e o adequado funcionamento das motocicletas em circulação”.

A medida faz parte da chamada Lei da Gasolina do Futuro, proposta que pretende acelerar a transição para uma matriz de combustíveis mais limpa. Além disso, o governo busca reduzir a dependência da gasolina importada. Mas afinal, o que muda com mais álcool na gasolina? E como saber se vale a pena?

Etanol na gasolina: qual a diferença?

O que diz a Lei da Gasolina do Futuro

A proposta quer consolidar diretrizes para o uso de combustíveis mais sustentáveis no Brasil. Além de aumentar o etanol na gasolina, a lei busca incentivar motores mais eficientes e estimular ainda mais a indústria do biocombustível. O Brasil tem um papel relevante nesse mercado, sendo um grande produtor de etanol, com tecnologia de ponta e capacidade instalada. A lei também pretende alinhar o país aos compromissos globais de descarbonização.

O que é etanol?

O etanol é um combustível de origem vegetal, produzido a partir da cana-de-açúcar. No Brasil, ele é comercializado em duas formas: o etanol hidratado, vendido diretamente nas bombas, e o anidro, que é misturado à gasolina. Por ser renovável, o etanol tem emissões menores de CO₂ em comparação com combustíveis fósseis. Seu uso também movimenta uma extensa cadeia econômica, do campo à indústria.

Gasolina E30: o que muda para o motorista

  • Consumo: com mais etanol, a tendência é um pequeno aumento no consumo, pois o poder energético é menor;
  • Preço: o custo por litro pode cair, já que o etanol é mais barato que a gasolina pura;
  • Tecnologia: os testes mostram que a gasolina E30 é compatível com os motores atuais;
  • Infraestrutura: distribuidoras e postos não precisarão alterar equipamentos.

Como calcular gasolina por km

Para saber quanto você está gastando com combustível, o ideal é calcular o consumo médio do seu carro:

  1. Encha o tanque e anote a quilometragem do hodômetro.
  2. Rode normalmente até o próximo abastecimento.
  3. Anote quantos litros foram colocados e a nova quilometragem.
  4. Subtraia a quilometragem inicial da final e divida pelos litros abastecidos.

Exemplo:

  • Km inicial: 25.000
  • Km final: 25.500
  • Litros abastecidos: 40
  • Cálculo: (25.500 – 25.000) ÷ 40 = 12,5 km/l

Etanol ou gasolina: qual compensa mais?

Aqui vai uma regra simples:

  • Divida o preço do etanol pelo da gasolina.
  • Se o resultado for até 0,7 (ou 70%), o etanol é mais vantajoso.

Exemplo:

  • Gasolina: R$ 6,00
  • Etanol: R$ 4,00
  • 4 ÷ 6 = 0,67

Nesse caso, o etanol compensa.

E agora?

A gasolina E30 ainda não está nos postos e não há previsão para uma data. No entanto, seu caminho está em andamento e pode chegar para aprovação das autoridades. Se aprovada, a medida pode mudar o padrão de abastecimento no Brasil.

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