Pneu: saiba a diferença entre recauchutagem, recapagem e remoldagem
Os três termos são muito conhecidos no segmento de pneus: recapagem, remoldagem e recauchutagem, todas práticas da reforma de pneus.
Mas qual a diferença básica entre cada uma?
Para começar, é importante saber que os três conceitos da reforma de pneus são aplicadas, geralmente, para pneus de carga (caminhão, ônibus, etc). Além disso, é autorizada pelo INMETRO, desde 2006. Também, a partir de 2017, pneus reformados terão que ter, obrigatoriamente, um selo de conformidade, que atestará a segurança e qualidade e, o principal: informar qual processo de reforma foi empregado.
Confira abaixo a diferença entre cada tipo de reforma:
❂ Recapagem
Somente a borracha da banda de rodagem é substituída. É usada exclusivamente para pneus de carga, podendo ser feita à quente ou frio.
❂ Recauchutagem
Somente a borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros da carcaça dos pneus são substituídas.
❂ Remoldagem ou remold
Toda a banda de rodagem e flancos são substituídos, e toda a parte externa do pneu é revestida com nova camada de borracha. As informações originais do pneu, como data de fabricação, índices de carga/velocidade, entre outros, que ficam gravadas na lateral do pneu são perdidas. Lembre-se: pneus de passeio remoldados podem durar até 30% a menos, segundo fabricantes.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.