Os erros mais comuns na troca de óleo
A troca de óleo é um assunto frequente em qualquer lugar, mas ainda há muita gente que comete erros na hora de fazer a manutenção do veículo. E quando isso acontece, além do tempo parado, o bolso fica mais vazio.
Mas antes de falar sobre os principais erros na troca de óleo, é importante que você entenda quais são as funções de um lubrificante dentro do motor do seu xodó.
O óleo de motor é responsável por lubrificar, proteger e controlar a temperatura no coração do seu carro, principalmente nas peças que têm movimentos acentuados, como pistões, bielas e virabrequim, para reduzir o atrito, o desgaste e dar fluidez ao processo mecânico. Além disso, ele ajuda a manter o sistema limpo, evitando o acúmulo de resíduos que podem prejudicar o desempenho do motor.
O óleo atua também na temperatura do motor, dissipando o calor gerado pela combustão para evitar o superaquecimento. Se o motor do seu carro estiver trabalhando acima do que é recomendado, corre o risco de sofrer danos graves às peças e até mesmo travamento.
É por isso que a escolha do óleo de motor correto e a sua troca correta são tão importantes para o bom funcionamento e a durabilidade do motor. Acesse nosso outro conteúdo pra descobrir exatamente quais são os tipos de óleo e quando você deve trocá-los. É só clicar aqui.
Agora que você já sabe a importância do lubrificante, vem com a gente descobrir os principais erros na hora de trocar o óleo.
Os 03 erros mais comuns na troca de óleo
Escolha do lubrificante errado
Um dos principais erros na troca de óleo é escolher um incompatível com seu carro. Cada motor necessita de um produto específico, que é indicado no manual do proprietário. Usar o lubrificante errado acarreta em diversos problemas, como: aumento do esforço mecânico resultando em desgaste prematuro; variação e menor dissipação do calor, comprometendo a resistência e vida útil de materiais; menor fluidez de movimento, o que eleva o consumo de combustível.
Negligência no prazo de troca
Outro erro comum é não respeitar o prazo de troca de óleo, que perde suas propriedades com o tempo e o uso severo. O óleo deve ser trocado regularmente para evitar problemas de lubrificação e superaquecimento das peças, e a substituição pode variar de acordo com o modelo do carro e as condições de uso, mas geralmente fica entre 5 e 10 mil quilômetros rodados.
Ignorar a troca do filtro de óleo
O filtro de óleo é responsável por reter as impurezas presentes no fluído, evitando que elas circulem e causem danos às peças. Por isso, é importante substituí-lo em toda manutenção. Ignorar isso, pode levar à contaminação do óleo e à formação de borras prejudiciais ao motor.
Há dois pontos que você deve observar antes de trocar o óleo. Um deles é a verificação regular do nível do lubrificante no motor. É uma forma simples e eficaz de evitar problemas, uma vez que pode indicar problemas mecânicos caso esteja abaixo do que é recomendado. É importante fazer essa inspeção com o motor frio e no chão plano. O nível de óleo deve ficar entre as marcas mínima e máxima indicadas na vareta.
Caso o nível marcado na vareta esteja baixo, pode levar ao segundo ponto: vazamento. Se houver escape de óleo, é importante verificar a causa e corrigi-la o mais rápido possível. A perda excessiva de óleo diminui a lubrificação e causa danos graves.
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