Técnica: alinhamento e balanceamento

Tempo de Leitura: 3 minutos

Alinhamento e balanceamento, você sabe para que serve? Hoje vamos mostrar o por quê, quando e como saber a hora certa.

Quase todos sabemos que a manutenção é um dos principais fatores para obter o melhor desempenho e durabilidade dos pneus, porém muita gente ainda fica em dúvida sobre a hora certa de alinhar e balancear, além da dúvida sobre os sintomas, benefícios e variados tipos de serviço oferecidos.

É importante saber observar o comportamento do próprio carro, e desta forma, ser capaz de notar a necessidade de realizar os serviços de alinhamento ou balanceamento quando forem necessários, então vale prestar atenção nos principais sintomas:

Direção puxando para o lado:

A direção puxando para algum lado é um indicador de que o carro pode precisar de alinhamento. O alinhamento muitas vezes é chamado popularmente de “alinhamento dos pneus”, mas na verdade é um serviço que trata do alinhamento da direção do carro. O alinhamento é feito para deixar as peças da direção nos padrões originais de fábrica, deixando o grau de convergência e divergência corretos, fazendo com que as duas rodas do mesmo eixo, andem na mesma direção.

Um carro desalinhado, além de gerar o desconforto da direção puxando, ainda irá ocorrer o desgaste prematuro dos pneus, pois ele irá gastar mais em uma parte da banda de rodagem do que em outra. Há também perda de desempenho, principalmente em frenagens e curvas.

Alguns carros podem precisar de alinhamento também no eixo traseiro.

Vale lembrar também que o volante estar puxando pode ser um sintoma de outros problemas, como suspensão defeituosa, pneu desgastado de forma errada e até mesmo calibragem correta dos pneus, por isso, é recomendado manter a manutenção sempre em dia.

O alinhamento pode ser feito com diversos tipos de aparelhagem, mas se bem feito, o resultado será aquele que é buscado, de as rodas apontarem para o mesmo lugar, seguindo os parâmetros da montadora do automóvel. Vale lembrar que carros com suspensão traseira independente, podem precisar de alinhamento também no eixo traseiro.

Volante vibrando: 

O volante vibrando, principalmente em velocidades mais altas (entre 80 e 120 km/h), pode significar que precisa ser realizado o balanceamento do conjunto de roda e pneu. O balanceamento é importante para compensar o peso entre as áreas do conjunto, fazendo com que ao rodar, não haja trepidações.

Um conjunto balanceado faz com que o pneu se desgaste corretamente e alcance maior durabilidade, além de melhorar a dirigibilidade e o conforto.

Vale lembrar, que existe o balanceamento comum, com a roda feita fora do carro, e o balanceamento local, que é feito com aparelhagem diferenciada e com a roda fixada no carro, que é um serviço melhor, já que balanceia todo o conjunto fixado à roda, composto por semi-eixos, freios, etc.

Balanceamento comum, com a roda fora do carro

Se você agora já sabe como manter a manutenção em dia para preservar os seus pneus, não esqueça de sempre conferir o estado e o nível de desgaste, e quando precisar comprar pneus novos, com a maior gama de marcas e modelos, conte com a PneuStore para te ajudar.

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