O que é Drift? Saiba tudo sobre o esporte do momento!
O Drift faz parte de todo ecossistema automobilístico. Adrenalina, luta pela vitória, evolução… um misto das emoções vividas por quem está atrás do volante.
Das disputas ilegais lá nos primórdios da modalidade até campeonatos mundialmente famosos, andar de lado ganhou o coração de milhões de pessoas apaixonadas por potência, manobras e disputas acirradas. Com a internet e os serviços de streaming, além dos e-sports, o Drift ganhou ainda mais apaixonados e espectadores vidrados pelo vencedor daquela batalha incrível.
E, claro, a gente quer saber: você conhece tudo sobre Drift?
Onde nasceu o Drift?
O Drift começou no Japão, em meados dos anos 70. Há 50 anos, Kunimitsu Takahashi aplicava técnicas de derrapagens durante o Japanese Touring Car Championship para contornar curvas com mais rapidez.
Nos anos 80, Keiichi Tsuchiya desafiava o perigo para fazer balé com os carros pelas estradas de montanhas japonesas, conquistando fãs para tornar a prática altamente popular no país. Lembrando que, à época, o Drift não era regulamentado e fazer manobras nas ruas era – e ainda é – proibido.
Com o passar dos anos e profissionalização do Drift, marcas começaram a apoiar o esporte e regras de batalhas foram definidas para dar mais competitividade à disputa. O primeiro campeonato homologado de Drift aconteceu em 1988, no Japão. Nos Estados Unidos, as primeiras disputas oficiais aconteceram em 1996.
Inclusive, a gente montou um time incrível, a PneuStore Drift Team, que já ganhou um título. Mas mais para frente falamos sobre isso.
As disputas são feitas em rodadas duplas, com dois carros de tração traseira, e não vence quem chegar na frente; conquista o lugar mais alto do pódio aquele que somar mais pontos. O sistema valoriza a beleza da apresentação e os critérios são: linha, ângulo e estilo!
Linha
A organização da prova estabelece marcações no chão e quanto mais próximo do limite das linhas, mais pontos o competidor conquista. Ultrapassou o limite, perde ponto. Bateu, zerou!
Ângulo
Há pontos demarcados no chão, portanto o piloto precisa ter ângulo de manobra que dê fluidez ao movimento do carro – sempre pensando na continuidade das próximas curvas.
Estilo
Percorrer o traçado ideal é a tarefa para conquistar mais pontos. O piloto precisa acelerar e desacelerar no momento certo, sem perder a agressividade e fluidez do movimento, para ganhar mais pontos e fazer a manobra mais bonita!
Drift no Brasil? Saiba mais sobre a prática que mais cresce!
O Drift no Brasil surgiu em meados de 2006, mas foi há poucos anos que a modalidade começou a ganhar notoriedade. A variedade de modelos é uma característica do Drift no mundo e em terras tupiniquins têm uma outra vantagem: acessibilidade.
Por aqui, encontram-se muitas BMWs dos anos 90 andando de lado, mas também há uma forte presença Chevettes, alguns adaptados com motores AP. Além disso, há outros importados como Nissans e Toyotas. Tudo isso mostra como o Drift é uma prática democratizada em comparação a outras disputas de carros.
Atualmente, o único campeonato homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) é o Ultimate Drift. A categoria foi criada em 2020 pelo piloto João Barion, que foi finalista do Hyper Drive, da Netflix, e também é piloto apoiado pela PneuStore.
Com etapas distribuídas ao longo do ano, as disputas são transmitidas pelo Youtube da Ultimate – você também pode ver muitos conteúdos exclusivos em nosso Instagram!
Em 2021, a PneuStore montou um time oficial para o Ultimate: a PneuStore Drift Team. Formada pelos pilotos Marcio Kabeça, Jorge Garcia, Bruno Bär e Juninho, o time conquistou vitórias memoráveis, o título da categoria Light com Juninho, que tinha apenas 16 anos, e o caneco da Copa do Brasil com Bruno Bär.
Em 2022, a PneuStore Drift Team começou com tudo e levou a primeira etapa, disputada em Piracicaba, com o piloto Marcio Kabeça e a terceira etapa, disputada em Londrina, com o piloto Juninho – foi a primeira vitória dele na categoria Pro.
Afinal de contas: como são os pneus e quanto tempo eles duram?
Os pneus usados no Drift são os mesmos dos carros de rua. Aqui no Brasil, a regra impede o uso de pneus semi-slicks ou slicks para competir, com o intuito de equilibrar as disputas entre os carros.
Os sapatos traseiros têm uma duração máxima de 04 voltas, mais do que isso a perda de desempenho é muito alta, uma vez que não há qualquer resquício de tração para conduzir os carros pelo balé do asfalto.
Como os carros têm muita potência e torque, os pneus lixam no chão com uma força e velocidade avassaladora, elevando ao máximo o consumo. Em dias de treinos, os pneus têm durabilidade maior de acordo com a tocada de cada piloto.
A PneuStore Drift Team utiliza os pneus Itaro nas etapas e o site ainda ajuda outros pilotos com condições especiais para que eles possam colocar os carros de lado e subir muita fumaça!
Quer saber mais? Fique de olho em nossas redes sociais e veja de pertinho a atuação do nosso time! E claro: aqui no blog também!
Aqui na PneuStore é assim: quem vai de roxo, chega na frente!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
2 Comments
Olá!
Meu filho tem apenas 9 anos e é apaixonado por drift. Gostaria de saber se vocês tem algum perfil nas redes sociais para saber dos eventos em São Paulo.
Eu também adoro os eventos de automobilismo.
Sucesso para os competidores.
Excelente matéria e excelentes fotos, faltou falar um pouco mais do campeonato.