Nova regra do espelho retrovisor: o que muda com os padrões internacionais e como isso impacta sua direção

Espelho retrovisor: novas leis entram em vigor para caminhões

O espelho retrovisor ficou mais técnico. E a multa, mais fácil.

Se você acha que espelho retrovisor é tudo igual, está na hora de dar uma olhadinha mais cuidadosa. O Contran publicou novas regras sobre as dimensões, curvatura e ângulo de visão desses itens. E a partir de agora, tudo precisa seguir padrões internacionais.

A mudança é oficial: está na Resolução nº 966/2022, que passou a alinhar o Brasil ao Regulamento UNECE R46 — referência global da ONU para sistemas de visão indireta em veículos.

Para automóveis, utilitários, camionetas e caminhonetes, as novas especificações passaram a valer para todos os veículos produzidos a partir de 18 de outubro de 2024. Já no caso de ônibus, caminhões e motorhomes, a obrigatoriedade será aplicada a partir de 18 de outubro de 2025.

Independentemente da categoria, os espelhos precisam garantir visibilidade eficiente das laterais e da traseira, especialmente cobrindo os pontos cegos, conforme os padrões de campo de visão, curvatura e posicionamento definidos nos anexos técnicos da própria Resolução nº 965/2022.

Mas o que muda na prática no espelho retrovisor?

A partir de 2025, os veículos novos (e os adaptados) precisarão seguir uma série de exigências técnicas:

  • Dimensões mínimas específicas – pelo menos 69 cm²;
  • Curvatura exata conforme a categoria do veículo;
  • Ângulos obrigatórios de cobertura da parte traseira e laterais;
  • Visibilidade sem distorções, mesmo sob chuva ou luz baixa.

Circular com espelhos fora do padrão — ou com campo de visão insuficiente — pode ser motivo de multa, considerada infração grave: R$ 195,23 + 05 pontos na CNH.

E os espelhos digitais, podem?

Sim! Ainda que a Resolução nº 965 trate principalmente dos retrovisores físicos, ela abre caminho técnico para os espelhos digitais, desde que cumpram os mesmos requisitos de visibilidade e desempenho.

Isso já é realidade em modelos como:

  • Audi e-tron, com monitores nas portas;
  • Honda e, com câmeras HD nas colunas;
  • Lexus ES 300h, primeiro sedã com retrovisor digital no Japão.

Esses sistemas usam câmeras externas que transmitem imagens em tempo real para monitores internos — com ajustes automáticos de brilho, sensores de ponto cego e até visão noturna em alguns casos.

Porque além da segurança, os retrovisores inteligentes trazem ganhos em:

  • Aerodinâmica: segundo a Nissan, eliminar espelhos físicos pode reduzir o arrasto em até 5%, ajudando no consumo de combustível;
  • Conforto visual: câmeras antirreflexo e ajustes de luminosidade eliminam o ofuscamento noturno;
  • Tecnologia embarcada: sensores integrados reduzem riscos de colisão lateral.

Ajustar corretamente o retrovisor é o básico da direção segura. E agora, é lei — com padrão global.

E os pneus? Eles também precisam estar no padrão

De nada adianta ver tudo, se o carro não estiver firme no chão. Pneus desgastados, murchos ou vencidos afetam frenagem, estabilidade e aumentam o risco de acidentes — especialmente quando você confia apenas na tecnologia pra guiar.

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