Nova regra do espelho retrovisor: o que muda com os padrões internacionais e como isso impacta sua direção

O espelho retrovisor ficou mais técnico. E a multa, mais fácil.
Se você acha que espelho retrovisor é tudo igual, está na hora de dar uma olhadinha mais cuidadosa. O Contran publicou novas regras sobre as dimensões, curvatura e ângulo de visão desses itens. E a partir de agora, tudo precisa seguir padrões internacionais.
A mudança é oficial: está na Resolução nº 966/2022, que passou a alinhar o Brasil ao Regulamento UNECE R46 — referência global da ONU para sistemas de visão indireta em veículos.
Para automóveis, utilitários, camionetas e caminhonetes, as novas especificações passaram a valer para todos os veículos produzidos a partir de 18 de outubro de 2024. Já no caso de ônibus, caminhões e motorhomes, a obrigatoriedade será aplicada a partir de 18 de outubro de 2025.
Independentemente da categoria, os espelhos precisam garantir visibilidade eficiente das laterais e da traseira, especialmente cobrindo os pontos cegos, conforme os padrões de campo de visão, curvatura e posicionamento definidos nos anexos técnicos da própria Resolução nº 965/2022.
Mas o que muda na prática no espelho retrovisor?
A partir de 2025, os veículos novos (e os adaptados) precisarão seguir uma série de exigências técnicas:
- Dimensões mínimas específicas – pelo menos 69 cm²;
- Curvatura exata conforme a categoria do veículo;
- Ângulos obrigatórios de cobertura da parte traseira e laterais;
- Visibilidade sem distorções, mesmo sob chuva ou luz baixa.
Circular com espelhos fora do padrão — ou com campo de visão insuficiente — pode ser motivo de multa, considerada infração grave: R$ 195,23 + 05 pontos na CNH.
E os espelhos digitais, podem?
Sim! Ainda que a Resolução nº 965 trate principalmente dos retrovisores físicos, ela abre caminho técnico para os espelhos digitais, desde que cumpram os mesmos requisitos de visibilidade e desempenho.
Isso já é realidade em modelos como:
- Audi e-tron, com monitores nas portas;
- Honda e, com câmeras HD nas colunas;
- Lexus ES 300h, primeiro sedã com retrovisor digital no Japão.
Esses sistemas usam câmeras externas que transmitem imagens em tempo real para monitores internos — com ajustes automáticos de brilho, sensores de ponto cego e até visão noturna em alguns casos.
Porque além da segurança, os retrovisores inteligentes trazem ganhos em:
- Aerodinâmica: segundo a Nissan, eliminar espelhos físicos pode reduzir o arrasto em até 5%, ajudando no consumo de combustível;
- Conforto visual: câmeras antirreflexo e ajustes de luminosidade eliminam o ofuscamento noturno;
- Tecnologia embarcada: sensores integrados reduzem riscos de colisão lateral.
Ajustar corretamente o retrovisor é o básico da direção segura. E agora, é lei — com padrão global.
E os pneus? Eles também precisam estar no padrão
De nada adianta ver tudo, se o carro não estiver firme no chão. Pneus desgastados, murchos ou vencidos afetam frenagem, estabilidade e aumentam o risco de acidentes — especialmente quando você confia apenas na tecnologia pra guiar.
Então antes de rodar com conforto e segurança, dá uma olhada no estado dos seus pneus. E se precisar trocar, a gente te ajuda com o modelo certo, no preço justo. Acesse: www.pneustore.com.br
Veja também nosso artigo sobre a origem do espelho retrovisor — um invento nascido nas pistas de Indianápolis que revolucionou a forma como dirigimos.
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