A França sobre quatro rodas

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Diferentemente do futebol, onde a França tem apenas um título da Copa do Mundo até agora, no mundo sobre rodas o país tem muitas glórias, e é delas que queremos falar hoje.

Assim como Just Fontaine foi o maior goleador pela França em apenas uma edição da Copa do Mundo, com 13 gols em 1958, o país foi muito bem representado por Sebastian Loeb, que venceu o Campeonato Mundial de Rali de 2004 até 2012, todos os anos, sempre pilotando um carro da também francesa Citroën. Ele é o piloto que possui também o maior número de vitórias na história do Rally WRC (60).

 

Mas a história da França com os carros também vai muito além das competições. Muito embora no Brasil os carros franceses não sejam os preferidos do consumidor,  é inegável que são recheados de tecnologia e em muitos aspectos estão um passo à frente da concorrência, que inclusive utiliza avanços que chegaram ao mercado através das marcas francesas.

Uma dessas tecnologias, hoje presente em muitos carros de luxo do segmento esportivo e de SUVs, é a suspensão regulável em altura. Com um sistema hidropneumático que utilizava o mesmo fluido do freio, o Citroën DS estreou essa suspensão no início da década de 50. Esse sistema dispensava o uso de molas e amortecedores convencionais e tinha três níveis de regulagem, alternando entre conforto e esportividade, além de regular a altura. Ainda falando em suspensões, os primeiros amortecedores hidráulicos foram patenteados em 1906 por um francês. A concepção era diferente dos amortecedores atuais, mas ali foi o início deles.

 

Os franceses também deram a sua contribuição na hora de frear os carros, tanto no freio a tambor, quanto no sistema servo-freio. O primeiro foi patenteado por Louis Renault, fundador da fábrica de automóveis Renault, que até hoje vende carros de diversos tipos. Já o servo-freio equipou o primeiro carro em 1919, que era um Hispano Suiza H6. O revolucionário sistema era capaz de comandar ao mesmo tempo as rodas dianteiras e traseiras.

 

E os motores de oito cilindros em V, o famoso motor V8, você sabia que veio da França? Batizado como Antoinette (homenagem à filha de quem financiou o projeto), o motor começou sendo utilizado em aviões como o 14 Bis. A fama da alta potência neste tipo de propulsor veio anos depois com os carros americanos, mas sim, o “V8tão” começou na França.

 

O importante catalisador, que tanto auxilia até hoje no controle de emissões de poluentes, foi patenteado pelo engenheiro francês Eugene Houdry em 1956. É utilizado atualmente em todos os veículos com motor à combustão e é impossível imaginar o planeta nos dias atuais, sem o uso de catalisador.

 

E o primeiro pneu de borracha apareceu em 1895 nos automóveis após a criação do fabricante de pneus Michelin, que também foi a pioneira em pneus do tipo radial, em 1946, que é o tipo de pneu mais utilizado em carros atualmente. É um pneu muito seguro e resistente, extremamente superior aos pneus do tipo diagonal, que eram usados nos automóveis até então. Sua construção é realizada utilizando cintas de aço e os fios da carcaça ficam em posição perpendicular à rodagem, seguindo em direção ao centro do pneu. Os pneus radiais ampliam a estabilidade do veículo e auxiliam na redução de consumo. Todo pneu que nos números da medida tiver uma letra R antes do aro, significa que tem construção radial.

 

Apesar de os carros franceses não serem os preferidos do mercado, apresentam suas inovações frequentemente, e de anos pra cá, seguem melhorando seus índices em relação à desvalorização no mercado.

 

Se a França perdeu a Euro dentro de casa em 2016 e chegou à final da Copa do Mundo em 2018, por quê os automóveis franceses também não podem dar a volta por cima dessa fama e mostrar o que oferecem de melhor, não é mesmo? Afinal, o grande jogador Zidane já mostrou que não é com cabeçadas no peito do adversário que se ganha a partida, mas sim com técnica e conhecimento do que está fazendo.

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