Técnica: Alteração da medida dos pneus

Mudar a medida dos pneus traz mudanças ao veículo, que podem ser desde a simples estética, até a transformação dinâmica do carro em diversas situações. Vale ter cuidado na hora de optar por essa troca.

 

Seja para ganhar conforto ou para melhorar a esportividade do carro em curvas, por exemplo, a alteração de medida do pneu sempre é cogitada pelos proprietários. É possível fazer sem ter problemas, mas para isso, é muito importante saber como fazer, respeitando parâmetros e limitações para a substituição.

 

Alterar a largura e altura do pneu é possível e fácil, desde que a mudança seja sutil para que os benefícios sejam mais relevantes do que os malefícios da alteração. Quanto mais profunda for a transformação, mais resultados irão aparecer, portanto, entenda os principais efeitos para decidir o que fazer no seu carro.

Largura

Mudar a largura do pneu, geralmente feita para uma maior, garante maior estabilidade em alta velocidade e aderência em curvas e frenagens, pois o contato com a pista é maior. Do lado oposto às melhorias, vem o possível aumento de consumo de combustível e do peso da direção do veículo, por isso, é importante não exagerar.

 

Perfil

A lateral do pneu, chamada de flanco ou perfil, é representada por um número percentual à largura. Por exemplo, na medida 195/55R15, significa que o perfil do pneu tem 55% de 195mm. A alteração geralmente é feita para menos, quando se busca esportividade e para mais quando se busca conforto. A redução proporciona um comportamento mais esportivo ao carro, com mais estabilidade e aderência, pois haverá uma área menor para “dobrar” em curvas e frenagens, tornando as respostas da direção mais rápidas e diretas. Porém, também é a área responsável por absorver impactos, portanto, com o perfil mais baixo a roda ficará mais suscetível a danos causados por buracos, calçadas e outras situações rotineiras. O perfil mais baixo também reduz o conforto de rodagem.

 

Qual o critério?

Não exagerar nas mudanças é o principal ponto, pois assim se garante as melhorias que foram buscadas sem prejudicar o comportamento do carro. O diâmetro total externo deve ser mantido igual ou bem próximo, portanto, quando se aumenta a largura em 1cm, por exemplo, é importante reduzir o perfil em 5%. Calculadoras de diâmetro externo facilmente encontradas na internet, auxiliam neste cálculo para fazer a alteração correta.  Mantendo o diâmetro externo bem próximo ao original, a medição de velocidade e quilometragem não sofre alteração, bem como fatores como consumo de combustível.

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